quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Decepção: Se é pra ocupar, OCUPA de VERDADE!

Bem, dada às circunstâncias escrevo este texto para reflexão.

Ontem (01/02/12) foi feita mais uma manifestação contra o aumento das passagens. A princípio uma marcha na Av. Conde da Boa Vista, e depois foi feita uma "ocupação".

Porque uso o termo ocupação entre aspas. Bem, vou dar minha opinião:

"Ocupamos" o centro de recarga do VEM em pleno horário de funcionamento de forma a prejudicar a população. Depois de algum tempo de negociação conseguimos que as pessoas pudessem fazer a recarga do vem, mas a população já se sentiu prejudicada. Foi feita uma nota e entregue a imprensa com o motivo e as reivindicações do grupo. Mas, não foi chamado nenhum representante do governo do estado para que pudesse ser feita realmente a negociação. Algumas horas depois "desocupamos" o espaço, sem nenhuma reivindicação atendida e mal vistos pela população. Entramos lá no horário de funcionamento e saímos no horário programado para fechar o local, prejudicando a todos aqueles que tinham a necessidade de fazer a recarga.
- Para mim não foi uma ocupação. Qual foi o ganho que tivemos? Qual foi a reivindicação atendida? O que ganhamos com a população?
Isso foi um tiro no pé! Saímos de lá como baderneiros, arruaceiros, vagabundos! Reforçamos o que a grande mídia vem falando. Fizemos tudo ao contrário! Afastamos a população. Demos razão para o governo falar mal do movimento!
E como se não bastasse, tiveram a brilhante ideia de abrir a porta dos ônibus para que os trabalhadores pudessem entrar! O que foi aquilo? Onde estavam todos com a cabeça na hora de aprovar aquilo? 
O trabalhador em sua maioria são pessoas conservadoras (como falou uma companheira que estava ao meu lado).
Atrapalharam o trânsito, fazendo barulho, entrando na frente de ônibus, podendo prejudicar não apenas a si próprio, mas o motorista, o cobrador e todos aqueles que estavam querendo voltar para casa!
- Em si a ideia da ocupação foi boa. Mas, não foi amadurecida. Poderíamos ter aderência da população se fizéssemos de outra forma.
Uma funcionária do VEM deu total apoio a ocupação e até contribui co R$ 4,00 para comprar água para o grupo que estava na ocupação!

Então deixo aqui a minha proposta (porque não costumo fazer críticas sem ter uma proposta razoável)

Em minha opinião, deveríamos fazer a ocupação do Palácio. 
Por quê? Porque já vimos que ir as ruas não está surtindo efeito. Estamos perdendo a aderência da população e estamos prejudicando os trabalhadores.
Fazendo uma ocupação do palácio a população irá nos dar apoio. Da mesma forma que a funcionária nos deu na ocupação do VEM.
Minha sugestão é:
- Fazer a ocupação do palácio com o maior número de pessoas que puder
- Garantir que haja um revezamento de pessoas para que aquelas que estudam e trabalham não sejam prejudicadas
- Ter uma pauta de reivindicações 
- Desocupar apenas quando pelo menos algumas de nossas reivindicações sejam atendidas.

Essa é minha sugestão. E é claro que precisa ser amadurecida. Espero que todos contribuam.

Att. 
Maria Laura Andrade

Nota publicada no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário